Semana de Meninas e Mulheres na Ciência

O evento

A Primeira Semana De Meninas E Mulheres Na Ciência é um evento idealizado e organizado por mulheres que estudam e atuam em diversas áreas das ciências. A criação deste evento surge com o intuito de incentivar meninas que ainda estão em idade escolar a conhecer as ciências e motivá-las para que acreditem que mulheres podem ocupar todos os espaços na sociedade. Além disso, a semana será um meio de promover palestras e debates sobre o tema, dando visibilidade para mulheres cientistas e estimulando a reflexão sobra a desigualdade de gênero neste setor.

O evento ocorrerá do dia 5 a 9 de novembro de 2018, contando com oficinas para mostrar diferentes ramos das ciências para meninas a partir de 12 anos. Para todos os públicos, serão promovidas palestras com mulheres líderes em suas áreas de atuação, onde poderão contar suas trajetórias, incluindo os preconceitos e desafios que enfrentaram em suas carreiras. No encerramento, será realizada uma feira de ciências, onde as pequenas cientistas poderão mostrar suas ideias e haverá a premiação das mais inovadoras. No último dia de evento também será realizada uma mesa redonda, a qual mulheres cientistas poderão discutir diversos assuntos, compartilhando suas visões com o público. Estarão em foco todas as áreas de ciências e tecnologias que ainda encontram-se dominadas por homens, como as Engenharias, Geologia, Física e Química.

Os maiores objetivos da Primeira Semana De Meninas E Mulheres Na Ciência são destruir quaisquer estereótipos de gênero já construído sobre mulheres nas ciências na cabeça das meninas, dar visibilidade a mulheres cientistas e fomentar o debate sobre a desigualdade de gênero nas ciências.

Agenda e cronograma

O evento será realizado no Rio de Janeiro, do dia 5 a 9 de novembro de 2018, contando com toda a estrutura de auditórios e laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os cinco dias de evento contemplarão atividades para todos os públicos e outras voltadas exclusivamente para meninas a partir de 12 anos. A inscrição das crianças poderá ser realizada de duas formas: diretamente com escolas ou preenchimento de inscrição individual online, efetuada pelo responsável. O cronograma completo do evento está disposto abaixo:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13:00
13:40
14:20
15:00
15:40 Coffe-break Coffe-break Coffe-break Coffe-break Coffe-break
16:00 Simone Maia Evaristo
Bióloga
INCA
Sylvia dos Anjos
Geóloga
Petrobras
Eliete Bouskela
Médica
UERJ
Mychelle Alves
Química
FIOCRUZ
Cecília Salgado
Matemática
UFRJ
16:50 Elika Takimoto
Física
CEFET
Glaucia Lemos
Engenheira de Software
Microsoft
Conceição Aparecida Martins
Engenheira Eletricista
Petrobras
Carola Villalba
Engenheira Química
TOTAL E&P
Gabriela Antunes
Astrônoma
Observatório Nacional
17:40 Cerimônia de Abertura
18:50 Cerimônia de Abertura Mesa Redonda
20:00 Cerimônia de Encerramento
As palestras e a mesa redonda acontecerão no auditório do 1° andar da UERJ e as oficinas irão ocorrer no 4° andar.
Obs: As atividades destacadas (Oficinas e Feira de Ciências) são exclusivas para meninas em fase escolar a partir de 12 anos. As demais atividades são livres para todos os públicos.
(*) A Mesa Redonda é recomendada para o público adulto devido à seriedade dos assuntos a serem tratados, como assédio no local de trabalho.